Dicionrio crtico do feminismo. libro Diccionario Critico Del Feminismo epub 2019-03-10

Dicionrio crtico do feminismo Rating: 7,5/10 1080 reviews

Feminismo Radical

dicionrio crtico do feminismo

Principio de igualdad de derecho del hombre y la mujer. Por outro lado, Gail Pheterson, autora do segundo verbete, define a prostituição como uma instituição de regulação das relações sociais de sexo, procurando mostrar que há um continuum de trocas econômico-sexuais entre homens e mulheres, no qual a prostituição seria somente uma de suas modalidades 203-204. Por fim, é oportuno lembrar um ponto de ligação histórico do feminismo brasileiro com o feminismo francês, quando, nos anos da ditadura militar no Brasil, a França acolheu exiladas políticas e estudantes que criaram, em 1976, O Círculo de Mulheres Brasileiras em Paris. Les Temps modernes, nº 609, Paris, Gallimard, junho-julho-agosto 2000, pp. El feminismo debe ser transversal y apolítico y cuando asociaciones financiadas por el Estado se convierten en el brazo civil de los partidos políticos ni hay feminismo ni hay nada. Ela se baseava na crença de que essa legislação teria não apenas um resultado simbólico, mas que daria às mulheres um poder de barganha perante os poderes públicos a respeito de um tema tradicionalmente visto como da esfera privada. Múltiplas são as razões para que o conceito não tivesse uma aceitação imediata na França — e aqui não me limito às argumentações presentes no Dicionário.

Next

libro Diccionario Critico Del Feminismo epub

dicionrio crtico do feminismo

Mouvements, nº 35, Paris, La Découverte, setembro-outubro de 2004, pp. Mouvements, nº 35, Paris, La Découverte, setembro-outubro de 2004, pp. Dentro del feminismo contemporáneo existen numerosos grupos con diversas tendencias y orientaciones por lo cual es más correcto hablar de movimientos feministas. A diversidade de sotaques: o inglês e as ciências sociais. Tal posição não é fácil, mesmo que seja apenas devido ao vínculo reclamado pela maioria das feministas e amplamente aceito entre aborto e direitos sociais. Si eres feminista puedes expresar tu opinión contra el antifeminismo en la inmensa cantidad de blogs feministas que existen e inundan Internet.

Next

Diccionario crítico del feminismo (Book, 2002) [aimtheory.com]

dicionrio crtico do feminismo

Tal y como se había demostrado en la crítica al racismo, donde consideraba que la relación entre razas es puramente política, el feminismo radical fundamentó sus bases sobre la relación desigual de los sexos en el contexto político, donde la presencia femenina era puramente de subordinación. El matiz estará en que la consideración del lesbianismo estará como opción sexual. Se critican todas las leyes que vulneran derechos fundamentales de varones, y también imposiciones de comportamiento a los hombres. En días pasados, el grupo Akádemos sostuvo una acalorada discusión sobre el feminismo moderno. Estas rúbricas, cujo número importante provém da Sociologia e da Economia do Trabalho, fornecem exemplos da pertinência da problemática feminista para uma melhor compreensão do social cidadania, desemprego, igualdade, trabalho. Cabe ressaltar que é o único verbete com esse formato. La carácteriza como violenta, dominante, autoritaria, cruel y de esencia machista.

Next

DICIONÁRIO CRÍTICO DO FEMINISMO

dicionrio crtico do feminismo

Sabe-se que o conceito não teve aceitação imediata na França, mas, apesar das controvérsias, foi progressivamente incorporado. Feminismo de la diferencia Las feministas radicales se pronuncian a favor del feminismo de la diferencia, que nació en Francia y Estados Unidos a comienzos de los 70. Esto aleja al feminismo del concepto de igualdad porque solamente se preocupa por los derechos vulnerados de las mujeres y no por los derechos vulnerados de los hombres. Embora algumas objeções ao uso do conceito de gênero na França se enquadrem nessa argumentação, há oposições de outra ordem que comentaremos ligeiramente a seguir. Surgiram diversas revistas; algumas continuam a ser publicadas regularmente, o que permite, pela difusão desses trabalhos, dar-lhes visibilidade. E é duplamente crítico: expõe as controvérsias teóricas e políticas que atravessam o pensamento e o movimento feminista e propõe uma desconstrução de certos conceitos clássicos das Ciências Sociais. Sabe-se que o conceito não teve aceitação imediata na França, mas, apesar das controvérsias, foi progressivamente incorporado.

Next

Dicionário crítico do feminismo

dicionrio crtico do feminismo

A segunda controvérsia, que concerne à prostituição, resulta da atualidade política e social. Na Itália, ao contrário, a indiferença do governo em face do problema nem mesmo forneceu à União Europeia estatísticas ou dados sobre a amplitude do fenômeno provocou um maior envolvimento do movimento das mulheres no debate. Elaborado por Michael Rubenstein, ele definiu o assédio sexual como uma conduta verbal ou física de natureza sexual cujo autor sabe ou deveria saber que é ofensiva à vítima. Sin embargo al analizar la situación con mayor profundidad y detenimiento podemos notar que la situación no amerita festejo, sino lo contrario. Aquelas que defendiam o princípio da descriminalização insistiam, antes de tudo, na responsabilidade das mulheres por sua procriação e, muitas vezes, reclamavam medidas para proteger a saúde das mulheres, assegurando simultaneamente o princípio de sua autonomia.

Next

Diccionario crítico del feminismo (Book, 2002) [aimtheory.com]

dicionrio crtico do feminismo

Le harcèlement sexuel sur le lieu de travail dans l Union européenne, Comissão europeia, Diretriz geral Emploi, relations industrielles et affaires sociales, 1999, 230p. Por lo tanto, desde una perspectiva etimológica podemos afirmar que el feminismo es ginocéntrico porque hace epicentro en la mujer, en la hembra. El feminismo no lucha contra la violencia sexista en general, sino contra la violencia ejercida contra la mujer por un hombre. La periodista Naomi Schaefer Riley sostiene que el feminismo se ha alejado de su visión de igualdad entre mujeres y hombres, volviéndose un sistema de creencias que presenta una visión distorsionada de la realidad basada en la misandria y en una cultura de victimización de la mujer. Uma das correntes que surge no seu bojo e que tem significativa influência do marxismo é o feminismo materialista. When lesbians were not women.

Next

(PDF) Dicionário crítico do feminismo

dicionrio crtico do feminismo

Prostituées et féministes en 1975 et 2002: l'impossible reconduction d'un alliance. Corrientes de pensamiento del feminismo radical 3. Labrys, études féministes, número especial, setembro 2003. Essa denominação designa todas as condutas de natureza sexual, quer sejam de expressão física, verbal ou não verbal, propostas ou impostas a pessoas contra a sua vontade, principalmente em seu local de trabalho, e que acarretam um ataque à sua dignidade. O caráter situado dessas elaborações, como de qualquer outra, não pode ser esquecido. Ideología de género: concepto anticientífico de nuestra sexualidad que la desarraiga de su realidad natural para presentarla como un mero constructo cultural.

Next

(PDF) Dicionário crítico do feminismo

dicionrio crtico do feminismo

Elas se referiam então, mais concretamente, às práticas observadas no contexto das relações de trabalho com os homens. A divisão sexual do trabalho e as relações sociais de sexo são conceitos que estão na base da teoria materialista do feminismo francês de inspiração marxista. Se, hoje, nós podemos fazer um balanço desses desacordos, isto ocorre graças à lenta acumulação, desde o início dos anos 70, de trabalhos de pesquisa. Isso mostra que as mulheres minimizam esses fatos e consideram o assédio sexual de maneira restritiva. Se trata de una teoría de igualdad , sin embargo el machismo es una teoría de inferioridad. Nouvelles Questions Féministes, Paris, vol.

Next

El feminismo ilustrado

dicionrio crtico do feminismo

Féminisme, modernité, postmodernisme: pour un dialogue des deux cotés de l'ocean. Nos demais países da União Europeia, a definição do conceito de assédio sexual, conforme proposto nos textos europeus, foi decisiva para fazer explodir o debate no seio do movimento feminista. Homens e mulheres não são uma coleção – ou duas coleções – de indivíduos biologicamente diferentes. Ressalte-se aqui a particularidade francesa do uso corrente do termo relações sociais de sexo, que equivale a uma construção social do sexo, da mesma forma que o vocábulo gênero, de origem anglófona e inspiração pós-estruturalista, utilizado com maior frequência do que o primeiro, inclusive no Brasil. El feminismo caracteríza repudia a la masculinidad asignándole valores negativos arbitrariamente y olvidandose sistemáticamente de valores como la, la valentía, la protección de la familia con la vida, la capacidad de sacrificio, la iniciativa, etc. Em função de ser analisada como um trabalho ou uma violência, ela induz a reivindicações antagônicas de profissionalização ou de abolição.

Next

El feminismo ilustrado

dicionrio crtico do feminismo

O fraco interesse por alguns debates que polarizaram feministas estadunidenses, como pornografia e políticas sexuais em geral, é uma questão ressaltada em outras obras. Journal of Contemporary European Studies, vol. Os obstáculos atuais Nos últimos anos, o debate assistiu ao ressurgimento dos discursos das correntes de direita, recusando-se a ver as mulheres como sujeitos autônomos. Féminisme, modernité, postmodernisme: pour un dialogue des deux cotés de l'ocean. A partir de 1975, esse conceito se generalizou nos países anglo-saxônicos. A título de exemplo, se em muitos países as sindicalistas feministas se esforçaram para introduzir nas convenções coletivas cláusulas sobre o assédio sexual medidas preventivas ou tipos de sanções , isso não se produziu na França.

Next